Tuesday, December 21, 2010

Toy Story 3 (2010)




A Pixar por hábito não desilude... parece não saber falhar! Não me recordo do último filme desta companhia de animação que não tenha adorado... é que nem estou a falar em níveis de aceitação "moderados" ou "pouco ambiciosos". Nada disso! Estou a falar num nível de excelência que é mantido com o decorrer dos anos... e aparentemente esse registo mantém-se em 2010 com Toy Story 3.

No que concerne a franchise "Toy Story", este seu terceiro capitulo  acompanha Woody, Buzz e companhia anos mais tarde, com Andy (o seu jovem dono) perto de completar dezoito anos e a caminho da faculdade. Andy naturalmente começa a preterir dos seus brinquedos, que pouco a pouco vieram a cair no esquecimento, tendo isto levantado algumas dúvidas no seio do grupo em relação ao afecto que este ainda teria por eles. Pelo meio surgem uns mal entendidos que despontam toda a acção principal do filme, arrastando a audiência para uma aventura nova. 

Um dos aspectos encantadores desta trilogia é a sua capacidade em fazer um acompanhamento geracional sem nunca perder norte da narrativa original e as suas personagens. Mudam o ambiente/contexto, acrescentam algumas figuras... enfim! Fazem uma série de alterações que em nada diminuem a qualidade do filme. Serão poucas as trilogias que se podem gabar de manter (e até crescer) com os avanços na história! Onde o declínio muitas vezes é esperado, e por vezes até bastante acentuado (salvo algumas excepções) em Toy Story temos exactamente o oposto! E embora antecipasse o seu sucesso, nunca pensei que fosse algo desta dimensão! É certamente um dos melhores filmes de 2010 e claramente o favorito à categoria de Best Animated Picture na próxima edição dos Oscars.

No comments: