Friday, October 29, 2010

The Conversation (1974)



The Conversation (1974) é um filme escrito e realizado por Francis Ford Coppola que conta com Gene Hackman enquanto protagonista.  A personagem de Hackman é um perito em vigilância (the best there is), excessivamente cauteloso ao ponto de ser paranóico. Segue um código de conduta que impõe determinadas regras tanto no âmbito profissional como pessoal, visto que na sua linha de trabalho ambas estão intrinsecamente ligadas.
Depois de executada a sua ultima missão, Hackman acaba por ir contra as suas próprias normas, deixando-se envolver no caso... onde não só procurou obter mais informação mas como também intervém. 
Conduzido pela sua experiência e instinto, realiza que as aparências (ou neste caso "conversas") iludem, consequentemente entrando numa luta com a sua consciência que o incentiva a ir ao fundo da questão, apenas para fazer uma série de descobertas com as quais não contava...



Argumento brilhante e ainda bastante actual escrito por Coppola, que depois deste sucesso ficou anos sem escrever até o recentemente lançado Tetro (2009). Contudo, pelo meio ficaram outras das suas aclamadas obras, casos das duas restantes partes da trilogia Godfather, bem como Apocalypse Now, The Outsiders ou Rumble Fish. Mais adiante na sua carreira seguiu-se uma fase representativa do seu maior declínio, onde durante anos deixou de fazer jus ao nome que tinha criado para si durante a década de 70 e inicio da década de 80. 
Tendo eu tido o privilégio de assistir a uma palestra por parte deste grande ícone do cinema, naturalmente discuti com algumas pessoas o seu percurso enquanto cineasta. A minha mãe, também ela grande apreciadora de cinema, disse logo que Coppola teria-se "vendido" de forma a conseguir sustentar os seus "vícios". Dizem que era de tal forma "ganancioso", que abdicou da componente artística que regia a sua vida, para realizar "tudo e mais alguma coisa" a troco de grandes quantias de dinheiro. Enfim... isto só para vos contextualizar um pouco... voltando a The Conversation.


Além de Hackman contamos com John Cazale (actor nomeado por duas vezes, com apenas 5 filmes em 6 anos de carreira. Todos os 6 obras de topo !! Godfather I, Godfather II, The Conversation, Dog Day Afternoon e  The Deer Hunter), Harrison Ford e Robert Duvall num pequeno, mas significativo, papel!
O filme foi distinguido com a Palme D'Or no Festival de Cannes e ainda nomeado para três Oscars nas categorias de Best Picture, Sound e Writing Original Screenplay.
Em 1995 foi seleccionado para preservação na National Film Registry por parte da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, pela sua relevância "cultural, histórica e estética". Acho que isso resume a importância desta longa-metragem...

Nota: Enquanto apreciador de Jazz, deu-me um enorme prazer ver o Gene Hackman fazer-se passar por músico nos seus tempos livres. Várias foram as cenas onde se encontrava agarrado ao saxofone em plenas jam sessions no seu apartamento...

No comments: