Thursday, October 14, 2010

"Conversas Jazzisticas"


Ontem desloquei-me ao bairro alto para uma noite com os meus amigos! A noite evocava "classe e glamour", não fosse o International Suit Up Day, inspirado nessa grande personagem televisiva que é o Barney Stintson. Foi engraçado deparar-nos com algumas pessoas que igualmente decidiram vestir-se a preceito para tal ocasião. Aliás, o número de seguidores era tal forma surpreendente que já parecia uma convenção de nerds ao melhor estilo de Star Trek ou Star Wars (como alguém muito bem apontou). Por entre a caminhada sem destino, aqui os voyeurs decidiram parar num bar de Jazz chamado Páginas Tantas, que mesmo antes me chamara a atenção pela música e decoração! Não resisti e pedi ao pessoal para lá ir! Ao entrarmos, contemplei com curiosidade as figuras e festivais que por aquela parede pairavam... De Charlie Parker, por Dizzy Gillespie e Miles Davis... havia de tudo um pouco... mas foram os cartazes do "Festival Cascais Jazz" que me cativaram! Isto porque é um festival (que por sinal é dos mais emblemáticos não só da nossa história, mas num panorama global) organizado pelo Luís Villas-Boas em parceria com o meu Pai! Quis obviamente falar com o proprietário desse espaço, não só para me dar a conhecer enquanto filho do produtor Duarte Mendonça e cantora Maria Viana, mas também para ouvir histórias desses anos 70, tão fortes nos elencos de músicos ilustres!
Junto ao balcão ficámos com uma conversa que deambulou entre o festival na época, o de agora... passando pelo amor do meu Pai à música e os sacrifícios que fizera por "ela"! Ainda houve tempo para falar da audiência jovem de hoje, das minhas intenções para o futuro, num contexto ligado ao mundo do Jazz... enfim...

Pela noite que foi ontem, repleta de interesse e "magia", presto aqui a minha homenagem, solicitando aos leitores deste blog que dediquem o dia aos seus heróis do jazz. Se não os têm... procurem! Por aí não faltam!

(este primeiro vídeo é ÉPICO... those were the days)



1 comment:

Joana said...

Muito bom Post, até fiquei com vontade de lá ir! Mal voltares para cá já sei que tenho companhia para ir a dois sítios :)