Tuesday, April 06, 2010

Luisão VS. David Luiz



















Uma questão que divide muitos benfiquistas:

Entre Luisão e David Luiz, qual o melhor ? 

Já foram inúmeras as vezes que vi este "debate" decorrer. Ora por iniciativa de elogios a um e outro, acendendo discussão... ora por criticas onde eventualmente é feita comparação entre ambos... etc etc etc. 

Entre o meu grupo de amigos, penso que não há assim grandes dúvidas embora haja sempre um ou outro que contraria a maioria.

Neste caso, sou pertencente à Team Luisão, embora tenha muito em conta o David. Não tenho dúvidas que a longo prazo será um dos melhores centrais na história deste desporto, caso não haja deslizes na sua carreira. 
Como é que sustento esta minha opinião? Pois bem... acredito que o Luisão é um central bem mais experiente (fruto também da idade obviamente), regular, de um forte posicionamento, imbatível no ar e com uma tremenda capacidade de concretização em lances de bola parada (muitas vezes até lances capitais). Aliado a isto é inteligente na forma como aborda os lances defensivamente compensando muitas vezes pela falta de velocidade face a adversários velozes. Não é jogador de comprometer a equipa com faltas de concentração, embora seja susceptível de acontecer quando normalmente regressa de lesões, levando um curto período a ajustar-se novamente ao jogo. É também um líder por excelência, tendo uma voz de comando ouvida e respeitada por todos no campo. Não é por nada que é presença regular na selecção "canarinha" mesmo com a forte concorrência de centrais como Alex, Cris ou Thiago Silva, todos eles jogadores em clubes de topo. Carlos Alberto Parreira e Dunga apostaram (e apostam) com força num jogador que ao longo dos anos se tornou num símbolo do Benfica.

O David Luiz on the other hand é claramente mais rápido e têm uma técnica impressionante para um jogador na sua posição (e também com a sua altura). Aliado a isso, é bom na antecipação, fisicamente forte e equilibrado tanto no jogo aéreo como pelo chão. É também um jogador mais vistoso, com outra "pinta" dentro de campo... um jogador com elegância e mais "excitante" de se ver. Infelizmente, dado à sua "tenra idade", ainda comete muitos erros infantis, muitos dos quais devido ao seu excesso de confiança nas suas capacidades.Desta forma, Luisão acaba por ser mais "eficaz" que o seu parceiro no eixo da defesa, porém, podemos facilmente constatar no rápido crescimento do David como jogador e a sua influência no estilo de jogo do Benfica. Tal traduziu-se na sua requisição por alguns dos maiores clubes da Europa. Sendo ele bastante novo, apresenta ainda uma margem de progressão inacreditável, daí não ter dúvidas que com o tempo se tornará claramente superior ao capitão do Benfica, no entanto, por agora Luisão mantém, na minha opinião, o estatuto de melhor central do Benfica e de Portugal.

Mas mais importante do que avaliar qual deles o melhor, é a maneira como ambos se complementam dentro de campo. Quando um peca por falta de velocidade, o outro não. Onde outro peca pela falta de experiência, lá está o colega mais forte nesse atributo. O Luisão sendo claramente o grande líder da equipa, tem no David um pupilo, aspirante a tal estatuto, sendo já visível o peso que o miúdo começa a ter no balneário.

São inquestionavelmente a melhor dupla de centrais do Benfica de que me recordo, desde o tempo de Fernando Meira / Marchena (tomem em conta que não me recordo de ver Ricardo Gomes / Mozer)

However... há aqui uma coisa que gostaria de mencionar. Algo com que fiquei deliciado esta Segunda -Feira e que me recordou de outra grande diferença entre ambos os centrais. Existe coisas que simplesmente nem num milhão de anos com muito treino Luisão seria capaz de fazer. A saída em drible e a qualidade de passe (com ambos os pés) são dois desses atributos. Neste campo o David está num patamar acima (e não me refiro apenas comparativamente ao Luisão, mas sim aos centrais numa escala global). 
Não acreditam? 
Vejam isto...


3 comments:

Mike said...

Quando se fazem comparações entre jogadores, há que tentar fazê-las em igualdade de circunstâncias para ambos os lados. Comparar um central de 22 anos com um de 29 anos é tarefa injusta.

Como bem apontaste, Luisão ganha na experiência trazida pela idade. David, por seu turno, ainda tem falhas que são próprias da imaturidade.

Sendo assim, creio ser injusto esta comparação. Recuando aos tempos em que o Luisão tinha a idade do David (7 anos atrás,acabado de chegar ao Benfica) e comparando-o com David Luiz, será fácil afirmar quem era melhor.

Gosto muito do Luisão, precisamente pelas razões que apontaste, mas acho que o David Luiz é muito mais completo e também um autêntico líder.

P.S. - O Scolari não apostou no Luisão. Nem foi convocado para o Mundial 2002 (Foi o Polga) Quem apostou (timidamente) no Luisão foi o Carlos Alberto Parreira e agora o Dunga.

Duarte Mendonça said...

Ainda bem que chamas à atenção isso do Scolari porque fiz confusão.

Miguel por mais injusto que seja a comparação pela diferença de idades, a verdade é que o tema em si é muito debatido e a troca de opiniões consiste em avaliar presentemente (!) ambos os centrais de forma a concluir qual deles o melhor, e portanto, obstante da idade, se tivesse que escolher um seria sem dúvida o Luisão. Especular no que o David poderá vir a ser baseado no seu potencial é legitimo, mas neste momento, no que toca à decisão sobre qual deles o melhor... qual deles o mais influente na equipa, não chega! Até porque nunca sabes o dia de amanhã e pode ser que algo aconteça e o miúdo é completamente desviado do caminho que todos nós predestinamos para ele. Aproveito também para reforçar a minha opinião no factor liderança (sendo que não vou discutir contigo isto porque cada um têm a sua opinião). O Luisão é O PATRÃO não só da defesa, mas daquela equipa dentro de campo! O David limita-se a tentar seguir as suas pisadas, mas para estar sequer perto desse nível teria de ter os anos de Benfica que o Luisão têm, fora os jogos a titular, etc etc

Mike said...

Hipoteticamente, se tivéssemos que ter dois centrais iguais, preferia 2 David Luizes do que 2 Luisões. Se um David fizesse um disparate, o outro compensaria na velocidade. E ter 2 Luisões, cria uma defesa demasiado rija de rins. (O Liedson que o diga)

Concordo plenamente contigo quando dizes que, actualmente, o Luisão é o patrão da equipa, precisamente pelos anos e jogos no Benfica aliada à sua natural vocação para líder. Mas lá está, só daqui a 7 anos poderemos comparar essa capacidade de liderança com o David. E muito gostaria que ele ficasse cá mais 7 anos... Mais do que qualquer outra pérola valorizadíssima no mercado.