Thursday, March 04, 2010

Jarabe de Palo


Há uns anos atrás - não sei dizer quantos ao certo - ouvi no carro de um amigo meu uma música espanhola que me chamou logo à atenção. Perguntei o que estávamos a ouvir, ao que o meu amigo disse não saber, visto que o cd não era dele, mas sim de outro amigo nosso que recentemente chegara a Portugal de Barcelona para umas mini-férias. Não descansei até saber que música tinha sido "importada" de Espanha por este nosso amigo comum, que por sinal até apresenta um gosto bastante razoável no que toca a música. Tentei decifrar o que percebia da letra na altura e apliquei o velho truque do "por partes da letra no google e esperar que alguma coisa aconteça". E... assim aconteceu. Descobrira que se tratava de um grupo espanhol chamado Jarabe de Palo, liderado por Pau Donés. Instiguei sobre a música que tanto mexera comigo para apenas descobrir que esta versão acústica encontrava-se escondida algures, estando apenas disponível a versão de estúdio, que embora interessante, não conseguia compensar pela ausência de magia e principalmente aquele clímax final de uma versão carregada de grande simplicidade, mas de maior beleza.

Tendo eu recentemente chegado de Espanha, é natural que a música esteja de alguma forma mais acentuada na minha memória, e como tal, decidi por online no YouTube essa versão acústica para poder partilhar aqui no blog. Espero que gostem!

4 comments:

Ana Nunes da Silva said...

Tenho um cd deles e gosto imenso apesar do meu preconceito (muitas vezes injusto) em relação à música espanhola.

Duarte Mendonça said...

Em certo ponto até te compreendo... eu até ouvir esta malha nunca dei sequer uma oportunidade à música espanhola, sem ser aqueles mergulhos na sonoridade da clássica guitarra espanhola que para mim apresenta uma eloquência fora do comum. Hoje em dia não é que tenha mudado muito, mas esse "acaso" que foi Jarabe de Palo proporcionou-me uma abertura na minha mente "musical"

Unknown said...

Duarte, Jarabe de Palo é, na minha opinião, das melhores coisas que aconteceu à música espanhola... Já conhecia antes de ir de Erasmus, mas lá estando conheci ainda mais e melhor.
Se fores ao site deles, procura a 'Orquesta Reciclando', onde fizeram novos arranjos às canções consagradas.
Posso seguramente dizer que é uma das minhas bandas preferidas. Quem diria...!
Beijinhos,
Constança Trewinnard

Duarte Mendonça said...

Constança, asseguro-te que vou dar uma vista de olhos no site. Se tiveres algum álbum que te seja mais "especial" faz o favor de mencionar...